A Sony está elevando os padrões da reprodução musical fonográfica de alta resolução.
A gigante dos eletrônicos introduziu uma nova linha de produtos, que começa a ser vendida nesse trimestre, que processa e toca uma variedade sem fim de formatos musicais de alta resolução, incluindo os novos downloads em DSD [Direct Stream Digital], criados pela própria empresa para encodamento dos custosos SACD.
Vários conglomerados do entretenimento, incluindo a Sony, o grupo Universal e a Warner estão comprometidos em investir em lançamentos de música em alta resolução. Dentre os artistas com música já pré-carregada nos novos produtos da Sony estão Miles Davis [“So What”], Willie Nelson [“Georgia On My Mind”], Aretha Franklin [“Baby, I Love You”] e os Beach Boys [“Good Vibrations”].
Lançamentos mais novos de artistas como Sting, John Mayer e Sheryl Crow estarão entre as 20 faixas pré-carregadas em dois dos novos players de alta resolução da Sony que chegam ao mercado nos próximos meses. A Sony também promete um conversor analógico-digital para conectar coleções musicais armazenadas em computadores pessoais a aparelhagens domésticas de som, além de falantes e fones de ouvido de alta resolução.
A Sony e outras gravadoras esperam atrair consumidores com música em download que são melhores no encodamento MP3 e em outros formatos comprimidos. Downloads de alta resolução podem ser melhores do que um CD original e proporcionar uma experiência igual a de ouvir um disco de vinil. O plano é que no futuro, os consumidores possam baixar um arquivo com a mesma qualidade do master de estúdio. O único fator que distancia nós, brasileiros, desse dia é a qualidade sofrível da internet no país.
“Faz mais de uma década que os primeiros downloads digitais em MP3 foram oferecidos ao público”, disse o presidente da divisão de eletrônicos da Sony para a América do Norte, Phil Molyneux, num comunicado divulgado junto com o anúncio da nova série de produtos ontem, 4 de Setembro. ”Agora é hora de oferecer produtos de áudio de alta resolução que levem os entusiastas da músicas para mais próximo de suas gravações favoritas, e permitir a eles que apreciam essas gravações do modo que os artistas, engenheiros e produtores sempre quiseram.”
Os consumidores tem um interesse crescente em música de alta resolução, disse Molyneux, citando novos dados da Consumers Electronics Association [CSE]. Para nove em cada dez consumidores, a qualidade de som é o componente mais importante de uma experiência fonográfica de qualidade, sugerem os pesquisadores. E quase 40% dos consumidores com um interesse moderado em áudio dizem estar dispostos a pagar mais por aparelhos eletrônicos audiofônicos de alta qualidade [realidade que não se reflete no Brasil, onde a predileção por bugigangas genéricas contrabandeadas e completa aversão a ter que se pagar por conteúdo autoral alheio domina a população].
Bom que os consumidores estadunidenses estejam tão dispostos, porque os novos produtos da Sony ainda custam o quanto valem, e não representam um descenso em preço se comparados a linhas similares de players já oferecidas por fabricantes de áudio hi-end, como a Marantz. O Sony Hi-Res HDD Music Player de 1 Terabyte [modelo número HAP-Z1ES] custa US$1999 [cerca de 4700 Reais pelo câmbio de hoje]. Além de reproduzir quase todos os formatos de alta resolução mais difundidos, ele também processa o upscale para qualidade DSD. Você pode sincronizar a música do seu PC via Ethernet ou Wi-Fi e daí tocá-la diretamente no player musical ligado em seu som modular.
O Sony HAP-S1 Hi-Res Music Player, de menor valor [US$999/R$ 2300] tem funções similares, mas seu HD interno é de apenas 500 Gigabytes. Para aqueles que preferem manter um computador como centro de seu sistema de música digital, o USB Hi_Res DAC System [UDA-1, US$799/R$ 1880] é um conversor digital-analógico que conecta sua coleção do iTunes em uma máquina rodando Windows ou Macintosh a seu aparelho de som [outros software musicais, como o Windows Media Player, são compatíveis também].
Dois tipos de falantes de alta resolução [com preços de R$1400 e 950 o par] também serão lançados nesse segundo semestre junto com os outros produtos, da mesma forma que há três tipos de fones de ouvido, com preços a partir de 470 Reais. Para maiores informações, visite o site de música em alta resolução da Sony clicando aqui.
Essa não é a primeira vez que a Sony e as gravadoras investem na música em alta resolução. Uma década atrás, o Super Audio CD, desenvolvido pela Sony em parceria com a Phillips, e o DVD-Audio travaram uma batalha e nenhum dos dois saiu vitorioso. Contudo, a tecnologia SACD fundamentada no DSD ainda é usada para processar gravações para se fazer downloads de alta resolução.
Comparada com o CD, a tecnologia DSD usa uma taxa de amostragem maior do produto original de modo a produzir uma gravação melhor. “Ela nos devolve o que perdemos quando migramos pro digital no começo dos anos 80”, disse Gus Skinas da Super Audio Center, no Colorado, em uma entrevista por email. “Mesmo se a fonte para um arquivo DSD seja um master analógico em fita [que não tenha passado por um processo digita], a sensação que você tem à audição é como ouvir uma fita analógica.”
A CSE anunciou ontem seus planos para um apoio ‘mais amplo’ ao áudio de alta resolução, incluindo planos para enfatizar a música em alta resolução na exposição da CES, que ocorre de 7 a 10 de janeiro próximo, em Las Vegas.
“Esse é o momento certo para que nossa organização explore novos caminhos para ajudar a promover essa empolgante tecnologia de áudio”, disse o CEO do órgão, Gary Shapiro. “Tendências recentes de mercado e pesquisas indicam que os consumidores pendem a adotar o áudio de alta resolução, criando tremendas novas oportunidades de mercado.”
Entre os varejistas online que oferecem downloads em alta resolução estão o HDTRacks.com, Blue Coast Records, iTrax.com e a Acoustic Sounds, que na semana passada tornou-se a primeira a oferecer downloads em DSD de títulos das grandes gravadoras.
“O grande ganhador de todos os anúncios feitos essa semana é o consumidor interessado em música de melhor som e alternativas ao formato MP3. Simples assim”, diz o fundador da Acoustic Sounds, Chad Kassam. “O áudio de alta resolução se trata simplesmente de dar mais escolhas aos consumidores. Ninguém quer entrar em uma loja de sorvete e só ver baunilha no cardápio. Queremos que a música seja oferecida em todos os sabores… e formatos.”
sexta-feira, 6 de setembro de 2013
A Morte do MP3: linha nova da Sony chega para detonar o formato
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