quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Rock In Rio: todas as informações sobre o festival


Rock In Rio : todas as informações sobre o festival
 
Festival começa no dia 13 de setembro e, durante sete dias, receberá 595 mil pessoas na Cidade do Rock

Rio de Janeiro, 10 de setembro de 2013 - Nesta sexta-feira a Cidade do Rock abre seus portões para o público conferir a 13ª edição do Rock in Rio, que acontece nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro, das 14h às 3h. A programação - que terá 91 horas de festa durante os sete dias de festival - receberá mais de 160 atrações. E a diversão não fica apenas por conta das atrações artísticas. As 85 mil pessoas que passarem diariamente pela Cidade do Rock terão ainda a oportunidade de brincar na montanha russa, roda gigante, turbo drop, tirolesa e parede de escalada. Setenta e três marcas estarão presentes em 144 espaços montados para receber lojas, bares e restaurantes.


OS HORÁRIOS DA CIDADE DO ROCK

A abertura da Cidade do Rock acontecerá durante os sete dias de festival às 14h. A exceção fica por conta da Sala de Imprensa, que começa a receber os jornalistas que estão trabalhando na cobertura do Rock in Rio 2013 às 13h. Lojas do Village, área VIP, brinquedos, stands e bares funcionarão das 14h às 2h. O encerramento das atividades na Rock Street está programado para as 3h.

Os horários das apresentações de cada artista em seus respectivos palcos também estão sendo divulgados previamente (conforme lista anexa) para que o público possa programar o seu dia a dia na Cidade do Rock.

A organização reforça o fato de apenas ser possível chegar à Cidade do Rock em transporte público, além de ser a forma mais cômoda e segura é também mais sustentável. Além disso, relembra que quem chegar mais cedo, as 14h, conseguirá

Palco Mundo - início às 18h30 (dia 13 às 17h30)

O Palco Mundo é o lugar reservado às grandes apresentações no Rock in Rio. Por isso, este gigante de 450 toneladas é erguido no centro de todas as atividades paralelas que acontecem nos dias do festival, na Cidade do Rock. Para comportar os shows e o diversificado line-up, foi montada uma gigantesca estrutura metálica, com 25m de altura e 86m de frente, sendo 24m só de boca de cena.

Nesta edição, uma das novidades é o grande telão central, instalado no fundo do palco. Com 20m x 16m, ele dará a impressão de uma cortina de imagens quando associado a toda iluminação especial que estará a sua volta. Cem lâmpadas de led moving lights serão usadas para causar um efeito de movimento na estrutura metálica da cenografia. Outros dois telões serão usados, sendo que nas laterais - cada um com 8.32m x 4.32m.

O público que chegar cedo e estiver à beira do palco, poderá assistir ao seu artista preferido a apenas oito metros de distância. E quem estiver mais ao fundo não precisa se preocupar, pois o som deste gigante se propaga em um raio de 600m.

Além das produções de algumas bandas do palco Mundo, que contarão com shows pirotécnicos, o próprio Palco Mundo terá, diariamente, seu momento de fogos de artifício. Diariamente haverá 3 momentos de fogos de artifício, na abertura dos portões, apenas com rajadas de canhões para indicar o início da festa; na abertura do palco Mundo, às 18h30; e depois da última banda deste palco a Cidade do Rock presenciará um show de iluminação através de um belíssimo espetáculo no céu da Cidade do Rock.

Palco Sunset - início às 14h40

Pelo segundo ano consecutivo, o Rock in Rio promove, no Brasil, o Palco Sunset. Com a proposta de mesclar estilos musicais, o Sunset garante encontros inusitados entre grandes nomes da música e novos artistas nacionais e internacionais. E, se na edição de 2011 o retorno do público superou as expectativas, este ano o objetivo da organização do Rock in Rio é atrair todas as atenções para um espaço que ganha mais impacto já em suas dimensões: são 44 metros de largura e 22 metros de altura. Somente a boca de cena do palco tem 20 metros, oito a mais que no último festival.

O Palco Sunset conta nesta edição com um forte investimento artístico. Ao todo, são 58 artistas nacionais e internacionais, onde 32 shows, em sua maioria grandes encontros entre nacionalidades acontecem sempre a partir das 14h40. Além de grandes nomes da música norte americana, como The Offspring, Living Colour, Ben Harper, George Benson, Marky Ramone e Gogol Bordello; o Sunset recebe a neozelandesa Kimbra, a diva africana Angeliqué Kidjo, artistas da nova cena musical portuguesa como Orelha Negra e Aurea além do ídolo Italiano Lorenzo Jovanotti. A música nacional também está muito bem representada com Lenine, Mallu Magalhães, BNegão e Nando Reis, entre outros. Além dos encontros, este ano o palco tem ainda convidados especiais como Sebastian Bach, Saints of Valory e Rob Zombie.

Outra novidade é o horário da última apresentação, que está prevista para as 19h20. Ela acontece no intervalo do primeiro show do Palco Mundo — que vai parar por uma hora para que o headliner do Sunset tenha ainda mais destaque. O Sunset traz para o público o prazer da música associado à possibilidade de aproveitar a Cidade do Rock em sua totalidade.

Haverá ainda as apresentações especiais de Saints of Valory e Lenine, às 21h30, nos dias 14 e 21, respectivamente.

Rock Street - início às 14h

Sucesso absoluto entre o público presente no Rock in Rio 2011, a Rock Street, que este ano é inspirada na Grã-Bretanha e na Irlanda, tem 150 metros de extensão. A rua temática foi montada pela segunda edição consecutiva do Brasil. A programação conta com artistas totalmente imersos na temática proposta e o público se sentirá viajando pelo bairro londrino Camden Town e a rua irlandesa Grafton Street.

Quem circula pela Rock Street este ano encontra John Lennon incorporado por uma estátua viva, músicos interpretando clássicos do rock inglês, bandas de música irlandesas e malabaristas punk. Caricaturistas, acrobatas, mágicos e cartomantes também estão presentes no espaço, tudo no característico clima descontraído, envolvente e espontâneo da Rock Street. As lojas, bares e restaurantes são ambientados nos pubs ingleses e nas ruas de Dublin.

Durante os sete dias do Rock in Rio 2013, a programação da Rock Street começa a partir das 14 horas. No primeiro dia do festival, 13 de setembro, o público será recepcionado na abertura dos portões pela Brazil Caledônia Pipe Band, um grupo formado por 12 gaitistas de fole escocês.

Além das atrações do palco, que este ano deixou de ser um coreto e ganhou novas dimensões, com cerca de 15 metros de largura e 8 metros de altura, a apenas um metro do chão, muito próximo ao público, a rua conta com 20 lojas em estrutura de fibra de vidro (material sustentável e de fácil reutilização). Neste espaço serão comercializados produtos diversos, desde alimentos até roupas. Também há uma loja conceito no local, para que o público possa interagir com as marcas.
Eletrônica - início às 22h30

Grandes nomes da música eletrônica nacional e internacional se apresentam no Rock in Rio 2013. Durante todos os dias, as performances dos DJ’s da Eletrônica acontecem a partir das 22h30 e prometem não deixar ninguém parado até a madrugada. A atração será a última a puxar o "plug off". Uma das novidades é a participação de nomes importantes da cena brasileira e a outra é o novo layout. O espaço de 40 metros de diâmetro ganha um visual futurista, inspirado na forma de uma aranha robótica, com pilares de 11 metros de altura em forma de patas gigantes e que projetam imagens em uma parede.

Seguindo a tendência mundial, a cena da música eletrônica se renova com novos artistas e sonoridades vindas de influências como funk, rock, afro e pop. Entre os nomes que compõem o line up estão Sweet Beats, Ask 2 Quit Live, Life is a Loop e Otto Knows, Paula Chalup, Mau Mau, Anderson Noise, Triple Crown, Renato Ratier, dOp, DJ Harvey, DJ Ride, Gaslamp Killer, Brodinski, Gesaffelstein, Ferris, Rodrigo Vieira, Dexters, Paul Oakenfold, Flow & Zeo, Guti, DJ Vibe, Loco Dice, Boteco Electro, Maximum Headrum, DJ Marky e Felguk, entre outros.

Street Dance - início às 14h

Surpreender, divertir e envolver o público. Estes são os principais objetivos da mais nova atração do Rock in Rio 2013: o palco Street Dance. Com cenário inspirado nas ruas de Nova Iorque, o espaço conta com uma crew oficial (grupo de dançarinos residentes que se apresenta no palco) que promove apresentações de diversos estilos das danças urbanas. O espaço tem ainda batalhas individuais de dança e concurso nacional e internacional de street dance.

Durante as apresentações, o público poderá conferir diversas modalidades das danças urbanas, como o Hip Hop; o Locking, estilo de dança funk associado ao hip hop; o Breaking + Tricks, com seus B.Boys, B. Girls e saltos mortais; o Robotting, com passos que remetem aos movimentos feitos por robôs; o Popping & Waving, passos caracterizados por contrações de grupamentos musculares específicos de partes do corpo, como o famoso moonwalk, eternizado por Michael Jackson; o Krumping, com movimentos livres e expressivos e o uso de pinturas faciais; entre outros.

O repertório do Palco será eclético, com uma set list que vai da MPB ao heavy metal, com coreografias montadas de acordo com o line up do dia do festival.

Ao longo de cada dia, batalhas individuais de dança também estão programadas para animar o público. Os dançarinos duelam ao som de hip hop, house, funky e breakbeats. O grande destaque deste palco fica por conta do Concurso Street Dance, que trava uma disputa entre grupos inscritos de todas as partes do país. "Depois do sucesso nas edições de Lisboa e Madri em 2012, trouxemos o concurso Street Dance para o Brasil. E o Rio de Janeiro recebe não só o concurso nacional, mas também a final internacional com os ganhadores de Portugal e Espanha", explica Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio.

Área VIP

Um espaço totalmente refinado, com capacidade para até 4 mil pessoas por dia. A área VIP nesta edição do Rock in Rio foi ampliada em 20 metros de comprimento e fica a apenas 120m de distância do Palco Mundo. Ao todo, o local possui 4.900m², sendo 3.600m² de área interna e 1.300m² de varanda.

O ambiente contará com uma cenografia diferenciada, com 157 pontos de iluminação colorida em todo o vinil transparente e mais de 4 mil m² de lycra branca, que formam a tenda, dando um aspecto de nuvens ao ambiente. O buffet é do restaurante Aquim e, no menu, criado especialmente para o festival, opções diferentes de aperitivos, massas, saladas, risotos e doces a cada dia.

Nesta edição do festival, até os banheiros, situados no subsolo do espaço, terão um charme a mais. As chiquérrimas bancadas de Corian e revestimento Portobello darão um toque especial ao ambiente. Para finalizar, uma decoração com as famosas guitarras do rock, todas iluminadas, abaixo de cada pia.

Brinquedos - início às 14h

- Roda Gigante (patrocinada pelo Itaú e Prefeitura do Rio)

O brinquedo fica situado na entrada da Rock Street. Não é permitida sua utilização por menores de 3 anos. Crianças entre 3 e 8 anos deverão estar acompanhadas de um adulto responsável.

- Montanha Russa (patrocinada pela Chilli Beans)

A montanha russa fica ao lado do Village Sunset e é proibida a entrada de menores de 8 anos e/ou altura inferior a 1,20m.

- Turbo Drop (patrocinado pela Trident)

O Turbo Drop fica localizado ao lado do Palco Eletrônica. Não é permitida a utilização do brinquedo por crianças menores de 8 anos e/ou altura inferior a 1,20m.

- Tirolesa (patrocinada pela Heineken)

Situada em frente ao Palco Mundo, a Tirolesa é proibida para menores de 14 anos. Para a utilização do brinquedo, é obrigatória a apresentação de documento que comprove a idade. Além disso, só é permitida a entrada de pessoas com peso entre 50kg e 115kg.

TRANSPORTES

Como chegar à Cidade do Rock durante o festival

O sistema especial de transportes desenvolvido para o Rock in Rio 2013 permite que 85 mil pessoas - capacidade máxima por dia do evento - utilizem as linhas regulares ou linhas especiais para chegar e sair da Cidade do Rock.

A chegada ao Rock in Rio ocorre de duas formas: através das linhas regulares de ônibus que passam nas proximidades do evento ou pela linha circular saindo do Terminal Alvorada com paradas no Barra Shopping e Shopping Via Parque até o Terminal Cidade do Rock, instalada no Autódromo. A ideia é fazer uma integração eficiente da linha circular com as linhas já existentes no Terminal Alvorada. Esta linha circular funciona das 12h às 04h do dia seguinte e sua tarifa tem o mesmo valor da tarifa modal praticada no município.

Na saída do evento, as linhas regulares do entorno não circularão. Portanto, é preciso pegar a linha circular até o Terminal Alvorada onde estarão disponíveis linhas para os principais destinos do município. Nas linhas regulares, os passageiros podem utilizar seus cartões RioCard ou ainda o cartão RioCard Cidade do Rock que pode ser adquirido nas lojas RioCard.

Mais informações sobre o esquema especial de transportes para a Cidade do Rock estão disponibilizadas na página www.vadeonibus.com.br.

Linhas de ônibus especiais "Primeira Classe"

As Linhas Primeira Classe são ônibus tipo "frescão", com ar condicionado, que saem de 15 pontos pré-estabelecidos, com horários previamente definidos, sem paradas ao longo do trajeto e ponto final no Terminal Riocentro. O valor da tarifa é de R$ 50,00 e dá direito à ida e à volta (mais o valor do frete para quem optar pela entrega do cartão em domicílio).

Os passageiros poderão pegar estes ônibus nos seguintes locais: Aeroporto Santos Dumont; Aeroporto Internacional Tom Jobim; Barra da Tijuca; Campo Grande; Castelo;

Copacabana; Ipanema; Lagoa; Méier; Norte Shopping; Recreio Shopping; Shopping Rio Sul; Rodoviária Novo Rio; Saens Pena; Santa Cruz.

Assim como em 2011, para o pagamento das tarifas deste serviço Primeira Classe, foi lançado um RioCard Primeira Classe, personalizado, cuja venda está disponível apenas no site https://eventos.riocard.com/rockinrio.

Cada pessoa deve ter seu próprio RioCard Primeira Classe, que dá direito à ida e à volta, não podendo ser utilizado em outro dia, horário ou local escolhido durante o processo de compra. A entrada é por ordem de chegada e recomenda-se que os passageiros cheguem 15 minutos antes do horário estabelecido no cartão. A volta do evento pode ser realizada sem horário pré-estabelecido, a partir das 00h, até uma hora após o término do último show do Palco Mundo.

Circulação de veículos restrita e estacionamento proibido

A Prefeitura através da CET-Rio ressalta que não há estacionamento para veículos nas redondezas da Cidade do Rock. As avenidas de acesso ao local do evento estarão bloqueadas ao tráfego de carros, táxis e vans. Apenas ônibus, que terão a frota reforçada, poderão acessar o local. Será realizada uma fiscalização rigorosa para coibir a parada em locais proibidos.

Principais interdições

Das 11h do dia 13/09 (sexta-feira) às 5h do dia 16/09 (segunda-feira); das 11h do dia 19/09 (quinta-feira) às 5h do dia 20/09 (sexta-feira) e das 11h do dia 20/09 (sexta-feira) às 5h do dia 23/09 (segunda-feira) serão interditadas as seguintes vias:

- Avenida Salvador Allende, entre a Avenida das Américas e a Estrada dos Bandeirantes
- Av. Embaixador Abelardo Bueno, da Avenida Canal Arroio Pavuna até a Av. Salvador Allende
- Avenida Olof Palme, da Estrada dos Bandeirantes até a Avenida Salvador Allende
- Rua Abrahão Jabour, entre a Avenida Olof Palme e a Avenida Salvador Allende
- Rua Pedro Calmon entre a Rua Abrahão Jabour e a Avenida Salvador Allende
- Via Inominada entre a Estrada dos Bandeirantes e Rua Abrahão Jabour

O trecho da Avenida Salvador Allende em frente à Cidade do Rock e ao Riocentro ficará totalmente interditado e dedicado ao público, não sendo permitida a circulação nem mesmo de viaturas oficiais ou veículos de moradores.
Proibição de estacionamento

A partir das 7h do dia 10/09 até às 5h do dia 16/09 e das 7h do dia 19/09 até às 5h do dia 23/09 fica proibido o estacionamento, além dos locais já regulamentados, nas seguintes vias:

- Av. Salvador Allende, no trecho entre a Av. das Américas e a Estrada dos Bandeirantes, em ambos os sentidos
- Ave. Olof Palme, em ambos os sentidos, no trecho compreendido entre a Estrada dos Bandeirantes e a Av. Salvador Allende
- R. Abrahão Jabour, em ambos os sentidos, no trecho compreendido entre a Av. Olof Palme e a Av. Salvador Allende
- R. Pedro Calmon, em ambos os sentidos, no trecho compreendido entre a R. Abrahão Jabour e a Av. Salvador Allende
- Av. Embaixador Abelardo Bueno, em ambos os sentidos, no trecho compreendido entre a Av. Salvador Allende e a Av. Ayrton Senna
- Via Inominada, em ambos os sentidos, no trecho compreendido entre a R. Abrahão Jabour e a Estrada dos Bandeirantes
- R. Leonardo Villas Boas, no trecho compreendido entre a Estrada Coronel Pedro Correia e a R. Francisco de Paula
- R. Francisco de Paula, no trecho compreendido entre a R. Aroazes e a Av. Embaixador Abelardo Bueno
- R. Franz Weissman, no trecho compreendido entre a Estrada Coronel Pedro Correia e a R. Imperatriz Leopoldina

O QUE LEVAR

Organização dá dicas sobre como aproveitar o evento e divulga regras de acesso à Cidade do Rock

Pensando no conforto do público, o Rock in Rio chama atenção de seus visitantes para itens necessários para que esta experiência na Cidade do Rock seja agradável do início ao fim.

• Usar roupas leves e sapatos confortáveis
• Usar Boné ou chapéu
• Passar protetor solar
• Beber muita água
• Levar casaco para o anoitecer
• Se alimentar ao longo do dia

Assim como em todos os grandes eventos, o público que estiver portando mochilas, bolsas e/ou sacolas passará por uma apurada revista antes da sua chegada às catracas. Por isso, a organização sugere que levem o mínimo necessário para a Cidade do Rock para evitar as filas na entrada. Caso sejam identificados objetos não autorizados, os mesmos deverão ser descartados.

A Cidade do Rock não dispõe de guarda-volumes, devendo cada espectador ser responsável por seus pertences.

Não será permitido entrar na Cidade do Rock: garrafas de qualquer gênero, tamanho ou material; embalagens rígidas e com tampa; latas; capacetes; armas de fogo ou armas brancas; cadeiras ou banquinhos; guarda-chuvas; objetos pontiagudos, perfurantes ou cortantes; fogos de artifício; objetos de vidro, plástico ou metal (perfumes, cosméticos, desodorantes, pasta ou escova de dentes); bebidas em qualquer tipo de recipiente; skate, bicicleta ou qualquer tipo de veículo, motorizado ou não; isopor, cooler ou qualquer tipo de utensílio para armazenagem.

Também não será possível entrar com alimentos que representem intuito de comercialização ou que possam representar riscos à saúde e à segurança. Será considerado um limite de até cinco itens por pessoas, dando preferência a alimentos industrializados devidamente lacrados, frutas cortadas e acondicionadas em sacos plásticos transparentes e sanduíches em embalagens não rígidas e transparentes. Para maior comodidade do público e alimentação segura, a Cidade do Rock terá à disposição do público bebedouros com água potável. Seus visitantes encontrarão ainda 13 marcas diferentes de alimentação em um total de 28 lojas/bares espalhadas por todo o terreno.

Com exceção de cães guias devidamente identificados que visem atender portadores de deficiência visual, não é permitida a entrada de animais na Cidade do Rock.

São proibidas gravações e transmissões em áudio e vídeo de totalidade ou parte do festival por qualquer meio, bem como o uso de câmera fotográfica profissional ou equipamentos de filmagem profissionais.

Números impressionam

Ao passar por uma das 54 roletas de entrada da Cidade do Rock, o público encontrará uma infraestrutura especialmente preparada para acolher, com conforto, as 85 mil pessoas esperadas diariamente no Rock in Rio 2013.

Os números impressionam. A parte da frente da Cidade do Rock possui 1km de extensão. Seu perímetro é de 2,5km. Só de grama sintética, são 40 mil m2; mais de 60km de cabos; cerca de 5 milhões de quilos de estruturas metálicas; e 90T de equipamentos de som e luz.

O Rock in Rio utilizará 60 grupos de geradores, somando quase 20 mil KVA instalados. A energia é suficiente para iluminar do Leme ao Pontal. Cerca de 700 containers são utilizados na montagem das lojas, bares, banheiros, salas de produção e salas de imprensa.

Censura

A classificação indicativa de idade para o Rock in Rio é livre, admitindo-se a entrada de menores de 15 anos acompanhados dos pais ou responsáveis legais, ou maior de idade autorizado, portando termo de responsabilidade, que deverão permanecer no local do festival enquanto o menor estiver presente. Esta determinação, assim como a classificação etária, está sujeita a alteração nos termos do Alvará a ser expedido pelo Juízo de Direito da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso.

Documentos necessários

É obrigatório apresentar o número do documento que comprove a meia-entrada informado na compra. Estudantes de ensino fundamental, médio ou superior, rede pública ou particular; idosos (com idade igual ou superior a 60 anos); aposentados; e portadores de necessidades especiais têm direito a meia-entrada.

Sobre o Rock in Rio

O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo, contando com 12 edições realizadas no Brasil (1985, 1991, 2001 e 2011), Portugal (2004, 2006, 2008, 2010 e 2012) e Espanha (2008, 2010 e 2012). O festival reuniu 6.511.300 de espectadores, que aplaudiram ao vivo, 968 artistas que passaram pelo evento. Foram mais de 980 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores, em 200 países pela TV e pela internet.

O Rock in Rio também coleciona recordes nas redes sociais, tendo atualmente mais de 9 milhões de seguidores em todo o mundo - o maior na categoria de festivais de música.

Utilizando a música como linguagem universal, que une as pessoas em todo o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções e causas socioambientais. Um de seus pilares de comunicação é o projeto social Por Um Mundo Melhor. Criado em 2001, no Rio de Janeiro, o projeto já beneficiou milhares de pessoas, no Brasil, em Portugal, na Espanha e em diversos outros países, a partir dos investimentos provenientes da venda de ingressos do evento e das ações promovidas com seus parceiros, que somam US$ 16,6 milhões. Entre as ações desenvolvidas estão a plantação de 119 mil árvores; a construção de uma escola na Tanzânia e de um centro de saúde no Maranhão. O Rock in Rio também formou 3.200 jovens no ensino fundamental, no Rio de Janeiro; colocou 760 painéis solares em escolas de Portugal; montou 14 salas sensoriais em ONGs para atender crianças com deficiências mentais e visuais, dentre muitas outras iniciativas. Em 2011, as ações do projeto "Por Um Mundo Melhor" tiveram como mote principal a música como alicerce na formação dos jovens. Através da mobilização da população e de seus parceiros, foram doados 2.200 instrumentos musicais para mais de 150 ONG’s de todo o Brasil que trabalham a música como ferramenta de educação; 10 salas de música instaladas em escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e formação de 30 professores a partir da metodologia "O Passo"; e 40 jovens foram formados em assistentes de luthier (profissionais especializados na confecção e manutenção de instrumentos musicais).

Além disso, desde 2006, o Rock in Rio se compromete a compensar 100% das emissões de CO2 do evento — processo auditado por uma consultoria externa — e a implementar um amplo plano de gestão de resíduos, além de ter investido num plano de redução de emissões, que incluiu um plano de sustentabilidade para a organização, patrocinadores e fornecedores, o qual é aperfeiçoado a cada edição e utilizado até hoje em todos os países onde é realizado, e um prêmio que pretende distinguir os parceiros com uma atitude mais sustentável no Rock in Rio.

O evento, que chega à 13ª edição, tem início na sexta-feira 13 de setembro de 2013 e segue pelos dias 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2013, na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, (Parque dos Atletas - Av. Salvador Allende, s/n), uma área de 150 mil m2.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More