terça-feira, 10 de julho de 2012

Dio: Há setenta anos, nascia uma lenda!


Nascido em Portsmouth, em 10 de julho de 1942, Ronald James Padavona, ainda na adolescência adotou o sobrenome "Dio" em tributo ao mafioso italiano, Johnny Dio. Foi na minha opinião o maior vocalista de Metal de todos os tempos. No colégio, formou com amigos a banda de rockabilly Vegas Kings, que teve várias mudanças no nome (entre eles Ronnie and the Rumbles, Ronnie and the Redcaps, Ronnie Dio and the Prophets e The Eletric Elves) e finalmente tornou-se conhecida como ELF (pra quem nunca ouviu vale pena destacar a faixa ''I'm Coming Back for You'' de 1972).
Após uma trajetória incrível ao lado de Ritchie Blackmore no Rainbow onde gravou quatro álbuns, aceita o convite de Tony Iommi para ocupar o posto de novo vocalista no Black Sabbath, lançando em 1980 uma das obras-primas do Heavy Metal ''Heaven & Hell''. Dio permaneceu no Sabbath até 83. No mesmo ano, lança o primeiro álbum de sua carreira solo, "Holy Diver", que deixou clássicos como a faixa-título, "Stand Up and Shout", "DonTalk to Strangers" e "Rainbow in the Dark". Em 1984 sai "The Last in Line", com esse trabalho a banda sai em uma
enorme turnê mundial. Entre os clássicos da carreira estão: ''Sacred Heart - 1985'', ''Dream Evil - 1987'', ''Evil Or Divine - 2004'' entre tantos outros.
Dio também foi citado no documentário "Metal - a headbangers journey" como o criador do Maloik, o "chifrinho" feito com as mãos, imitado por fãs (e nem tão fãs assim) do Rock no mundo inteiro. Segundo ele, o símbolo era usado por sua avó italiana, para afastar (ou atrair) o "mau olhado".
Em abril de 2009 é lançado "The Devil You Know", com uma formação implacavél e sob o nome de Heaven & Hell. A "nova" banda faz uma turnê mundial, que infelizmente seria a última. Em 25 de novembro de 2009, Wendy, sua esposa e empresária, anunciou que ele havia sido diagnosticado com câncer no estômago. Em 4 de maio de 2010, o Heaven and Hell anunciou que eles estavam cancelando todas as apresentações que ocorreriam por conta da condição de saúde de Ronnie.
Dio morreu às 7:45 da manhã de 16 de maio de 2010. Mas como disse Wendy, ''Ronnie sabia o quanto ele era amado por todos, tenham certeza que ele amava vocês todos e sua música viverá para sempre.'' R.I.P. Mestre Dio!


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More