sexta-feira, 6 de julho de 2012

Epica: Interpretação detalhada de "Run for a Fall"


Epica: Interpretação detalhada de "Run for a Fall"

"Run for a Fall" foi escrita por Mark Jansen, e fala sobre casos em que as pessoas deixam o sucesso "subir a cabeça", e com isso acabam iludindo a si mesmas pensando que estão acima de tudo e de todos, mas um dia as cortinas caem e elas acabam descobrindo da pior forma possível a realidade. A letra também se refere a saída de Mark Jansen do After Forever.
Vamos à letra:
"Não use o passado como um álibi
Por todas as suas deficiencias
Estando sempre observando"
O primeiro trecho fala para não usar o passado como um álibi, uma desculpa que o absolva de todos os seus erros, suas falhas, suas "deficiencias"... Para não usar o passado como um conforto, não encarando a realidade de seus atos e erros, assim ficando sempre apenas observando, quieto, sem atitude e sem coragem para enfrentá-los.
"Encare sua negligência, não engane a si mesmo
Falhas logo aparecerão para a fraqueza se mostrar"
Semelhante ao trecho anterior, este fala para que a pessoa encare as suas nêgligências, encare os seus erros e não engane a si mesmo tentando se iludir de que não teve culpa, de que não foram as suas falhas que causaram certa um resultado ruim. Pois não adianta tentar se iludir. Querendo ou não, se a pessoa não encara-las, logo estas falhas virão a tona, tornando a pessoa fraca e vulnerável a elas.
"Cego por seu sucesso e por todo o excesso
Surdo pelos aplausos que você tinha"
Este trecho torna ainda mais clara a idéia da música, sobre o sucesso subir a cabeça. Bem, sucesso este, que é o responsável por cegar as pessoas fracas de espírito, o sucesso que cega, o sucesso que ensurdece, que faz estas pessoas se auto-iludirem tentando se esconderem de suas falhas, de suas negligências, como citado nos trechos anteriores.
"Em um véu nebuloso, mal colocado
Onde castelos no ar não serão mais vistos
Como algo fora de alcance
Com o tempo o sonho será apagado
Então tantas coisas nunca serão do jeito que elas pareciam
E o orgulho terá sua queda afinal"
O "véu nebuloso" citado, seria o próprio sucesso, que cega as pessoas e faz com que "castelos no ar não sejam mais vistos como algo fora de alcance". Ou seja, mas com que as coisas que antes pareciam impossíveis (fora de alcance) para estas pessoas, não sejam mais assim vistas, fazendo com que estas pessoas sejam dominadas pela ganância, mais fama, mais dinheiro... E isso as cega para o fato de que isso não irá durar para sempre, e que "com o tempo o sonho será apagado"... Com o tempo a fama diminui, o dinheiro diminui, acaba todo aquela emoção, e então finalmente a pessoa abre os olhos e percebe que tantas coisas nunca foram, e jamais serão o que elas pareciam ser. E como resultado de tudo isso, a própria música já diz claramente: "E o orgulho terá sua queda, afinal..."
"Os olhos dela derramam-se enquanto a vergonha
Foi escrita em sua face
Quando ela compreendeu que suas falhas
Nunca poderiam ser desfeitas outra vez"
Após a "queda do orgulho" a pessoa cai na real e consegue vêr claramente o que aconteceu, e se enche de vergonha pelas coisas que fez e disse enquando estava cega pelo sucesso. Então ela compreendeu que essas atitudes cegas jamais poderiam ser desfeitas...
"Você não notou a mão manipuladora
Que obscureceu seus pensamentos por todos esses anos
Que o fez inseguro
Você não notou a ancestral areia movediça
Que o puxou para baixo em fraude perpétua
Você nunca será capaz de lutar, nunca será capaz de esconder
Corra pelo perecer, é melhor você correr"
A princípio fala que quando tudo estava bem, quando havia sucesso, fama e dinheiro, havia uma "mão" que o manipulava, o brilho dos holofotes que o cegava, obscurecia os seus pensamentos e que agora, quando o brilho se apagou, o fez uma pessoa insegura. Insegura por talvez não saber se esta cometendo as atitudes corretas, e com medo por talvez estar comenendo novamente erros como os quais cometeu no passado. Também fala que apesar de passar despercebido, e apesar de parecer o contrário, na verdade o sucesso pode ser como uma areia movedissa, que lentamente vai puxando a pessoa para baixo sem que ela perceba, O brilho da fama faz com que ela não seja capaz de lutar contra isso, faz com que ela não seja capaz de se esconder disso, e apenas continue em sua corrida pelo perecer...
Após este trecho a música repete a ponte e o refrão, e acaba...


Fonte:Whiplash

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More