quinta-feira, 16 de maio de 2013

Dio: de onde ele tirou os tais "chifres" do Heavy Metal?


Dio: de onde ele tirou os tais "chifres" do Heavy Metal?
A simbologia é parte integrante da arte como um todo e com a música não poderia ser diferente. Muitas bandas e artistas se inspiram nela para compor suas obras ou adotar símbolos que acabam por se tornar a imagem visual de seu trabalho.

Quem nunca ouviu falar de “Eddie”, mascote morto-vivo da banda Iron Maiden ou não se lembrou imediatamente do grupo Mottorhëad ao ver a famosa ilustração do “Snaggletooth” – a face monstruosa com presas imensas que se tornou símbolo da banda após aparecer na capa de seu primeiro álbum, o self-titled “Mottorhëad”, lançado em 1977?

Indo um pouco mais além, um gesto inicialmente introduzido por um único homem mudou a cara e a história do rock. Não sabe do que estou falando?


Ronnie James Dio (1942-2010), um dos maiores ícones do rock de todos os tempos, foi o primeiro a utilizar “il malocchio”, gesto que acabou difundido como o maior, e talvez único símbolo verdadeiro, do rock. Ainda não sabe do que estou falando? Tudo bem!

Quantas vezes em sua vida, durante um show, você levantou o braço com a palma da mão voltada para frente, fechou os dedos polegar, médio e anular deixando apenas o mindinho e o indicador estendidos? Meus parabéns, você também é um adepto ou adepta do “malocchio”!


Dio: de onde ele tirou os tais "chifres" do Heavy Metal?O símbolo data da Idade Média e não tem nada a ver com demônios, satanismo nem nada parecido. "Il malocchio”, olho mau/ruim em italiano, era utilizado como forma de proteção contra o mau olhado. Ao invés de apontar os dedos para cima, apontava-se para frente num ângulo reto, de forma a “furar os olhos” dos mal intencionados e invejosos de plantão. Dio disse, em entrevista, que aprendeu o gesto com a avó, que o fazia sempre, apontanto para tudo e todos que cruzassem seu caminho.

Há quem diga que o rock só sobreviveu até hoje por causa do gesto. Nenhum outro estilo musical espantou tanto mau olhado durante a sua história! O rock está bem protegido por seus fãs e continuará popular por muito tempo, "furando os olhos" de todos os que invejam o seu sucesso.

Nota do editor: veja outra matéria sobre o tema no link abaixo, mencionando inclusive bandas que já teriam usado os "chifrinhos" antes de Dio.


http://coisasdorockofc.blogspot.com.br/2013/05/sign-of-horns-o-sinal-do-demonio.html "

Fonte: Whiplash

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More