quinta-feira, 13 de junho de 2013

Para músicos: dicas para encarar o medo do palco

São muito comuns os relatos de músicos que têm medo ou não sentem-se a vontade no palco. Para lidar com o medo e a ansiedade vou sugerir uma série de dicas aqui.
Para músicos: dicas para encarar o medo do palco- Filme-se
Quanto mais registros você fizer tocando seu instrumento, mais você vai se conscientizar da sua postura, linguagem corporal, timbre e técnica, além de forçar você a tocar uma música do começo ao fim sem errar.
- Pratique o repertório ANTES da apresentação
Quanto mais você repetir as músicas, menos você precisará pensar para executá-las. Isso vai ajudar no palco, naquele momento em que a ansiedade e o medo podem dominar. Mesmo que você fique extremamente nervoso(a) e comece a tremer (acontece muito), inconscientemente você se lembrará de como tocar, apenas porque você praticou várias vezes as músicas.
- Viver o momento
Encare o palco como o SEU MOMENTO. Isso quer dizer que você tem que se divertir ao máximo e NINGUÉM, incluindo você mesmo, tem o direito de roubar a cena. Então relaxe e curte o momento. Independente de ter público ou não, do som estar bom ou não, ou de qualquer outra coisa. Simplesmente DIVIRTA-SE no palco.
- Encare o público
Não tenha medo ou vergonha de olhar para as pessoas. Me refiro a olhar nos olhos e criar um vínculo com a platéia. Se coloque no lugar do público: você gostaria de ver um músico tocando cabisbaixo? Se tiver alguém te filmando ou fotografando, encare a pessoa e a câmera. Se olhar para as outras pessoas te incomoda, levante a cabeça e procure um ponto fixo que não tenha ninguém. Mesmo que não olhe para alguém, passará ao público uma expressão mais confiante do que ficar somente de cabeça baixa.
- Movimente-se
Lembre-se: a função da performance musical é fazer você e as outras pessoas se divertirem, então, deixe de lado a vergonha de dançar, pular e fazer maluquices. O movimento e a dança aumenta a expressividade da performance musical. Evite dar as costas ou ficar de lado para a platéia por um longo tempo. Se posicione e domine o palco.
- Manutenção e cuidados com equipamentos
Cuide do seu instrumento e periféricos para que não apresentem ruídos indesejados e para que funcionem adequadamente durante a apresentação, sempre com um bom som.
- Vá ao banheiro momentos antes da apresentação
Apesar de engraçado é verdade! Necessidades fisiológicas podem atrapalhar a concentração e criar tensão involuntária. Não leve xixi para o palco.


Fonte: whiplash.net

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More